segunda-feira, 16 de março de 2009

Saudades recentes...

Incentivada por uma pessoa muito querida e pelos últimos acontecimentos... Este blog volta ao ar!
Sei que há tempos que não apareço por aqui! Sei que existem muitas coisas para serem contadas... Mas retomo agora a vida deste blog, não sei com qual assiduidade, mas digamos que alguma poderá haver...

Tentei um ensaio a essa volta anotando no meu caderno as histórias de um carnaval em Benguela e Lobito (que são lugares muito bonitos daqui), mas este não chegou nem a sair das folhas de papel... Porém este final de semana foi o meu primeiro nesta minha quarta estadia e tantas coisas aconteceram que se a internet hoje colaborar, vai sair o primeiro texto de 2009.

Além de termos saído para os mesmo lugares, ou sítios como eles aqui falam, Elinga, Bahia, Chill Out, Mussulo e cinema, este final de semana aconteceram faltas (repare no s) de energia, visita do Sr Executive às nossas casas, novo assalto, convivências conturbadas, nova realidade...

O mais engraçado de estar assim fora de casa são as pessoas com quem você convive! É fato que quando participei de projetos fora do Rio, mas ainda assim no Brasil, criei laços de amizades verdadeiros com certas pessoas e era bom saber que mesmo depois que o projeto acabasse e voltássemos para as nossas casas, poderíamos nos encontrar quando quiséssemos. A realidade aqui é bem diferente!

Começo por citar a convivência! Em grupos grandes é normal e esperado que nem todos tenham afinidades com todo mundo, é normal e esperado também que criem certos laços com certas pessoas e convivam mais com elas. Eu aqui conheci pessoas que são hoje e serão sempre muito importantes para mim e é esse o ponto principal que diferencia dos projetos no Brasil e que mais me custa. A maioria é de Portugal e supostamente não existe a chance de voltar para casa e encontrarmos quando quisermos. Preciso pelo menos de algumas horas de vôos.

Minha psicóloga diz que exagero quanto a isso! Diz que não estamos mais no século 17 onde era necessária uma caravela para enviar uma carta ou para estar com a outra pessoa, hoje temos internet, telefone e aviões... Mas vou dizer que era como quando eu fumava... O problema não era não fumar, era não ter o maço de cigarros na bolsa para fumar a hora que quisesse.

Acontece que agora também eu estou aqui de volta e a maioria destas pessoas não volta mais, pelo menos não por agora o que já tornam as coisas um pouco complicadas. Esse final de semana, senti falta demais de três que estavam aqui na estadia passada... As faltas de luz, as noites, o cinema... Estávamos num grupo grande de pessoas, mas era incrível que quando andávamos nós 4 não percebia e nem sentia as sutilezas do convívio intenso com muitas pessoas!

Bom, guardo comigo as lembranças daquela época com eles aqui e tenho certeza de que, de alguma forma, vou me acostumar com a nova realidade. Uma vez me disseram, e eu concordo, que é muito mais difícil quando se continua a viver a mesma rotina!

Próximo post, quem sabe mais detalhe do final de semana!!!

2 comentários:

Unknown disse...

OBA! Sou a primeira a comentar...isso quer dzer q sou a primeira a ler,.. pq é im-pos-sí-vel ler sem participar!
Linda da minha vida, assim é mesmo a vida: como uma onda no mar, num indo e vindo infinito!
Te amo! Manda mais!
beijosssss

Nuna Machado disse...

Minha querida! Só quem tem este dom divino da capacidade de amar pode sentir o que você sente mas, pode ter certeza de que os importantes ficam no coração. Sentimos saudades de nossos queridos distantes mas, sem notar, aproveitamos este sentimento para entender um pouco mais da vida e reforçar nossas importâncias e amores.
Escreva sempre pois isto te ajuda a guardar ainda mais lembranças que a memória às vezes teima em esquecer.
Você é um de meus amores distantes que ao mesmo tempo fica sempre tão perto.
Muitos beijos.