segunda-feira, 23 de março de 2009

Filas e autoridades...

Acho que o povo angolano gosta mais de filas do que o brasileiro... Na verdade, gosta não... Faz mais filas do que o brasileiro, mas diferente de nós que nem perguntamos para o que é e já entramos na fila, o angolano nem pergunta o que é e já fura fila!!!

É engraçado, não existe nenhuma possibilidade de você entrar numa fila por aqui e não aparecer ninguém querendo passar a sua frente, ou simplesmente entrando na sua frente... Supermercado então... Sempre aparece um com pouca quantidade de itens perguntando se pode passar a sua frente. Ontem, claro, não foi diferente! Nem tinha muitas coisas, na verdade tinha poucas coisas, mas mesmo assim queriam passar a frente.

Mas ontem, o mais chocante não foi quererem passa a minha frente, até porque isso é realmente muito comum aqui... Ontem o que vi foi um abuso de poder como se fosse a coisa mais natural do mundo!!! Até agora ainda não entendi direito o que aconteceu, mas vou tentar contar o que percebi da história toda!

Quando finalmente consegui chegar ao caixa sem que ninguém passasse a minha frente e quando a atendente começou a registrar as minhas poucas coisas apareceu uma mulher mais ou menos da minha idade com uma criança no colo fazendo um barraco... Gritando com a atendente, com o segurança e com mais quem quisesse ouvir ou se intrometer no assunto que estava com uma criança de colo e que tinha pago pelas fraldas descartáveis e que não podia ficar tanto tempo a espera... Uma confusão, uma gritaria, uma zona sem falar nada que fizesse sentido para quem estava de fora do assunto... Simplesmente um barraco digno de novela das oito...

Situação contornada, a “senhora” saiu de lá com uma pessoa do supermercado e voltamos as minhas compras. Bom, pelo menos era o que eu achava que iria acontecer, achava que a senhora da caixa ia terminar de registrar as minhas compras, eu ia pagar e ia embora para casa sem mais nenhuma confusão! Doce ilusão! Menos de 5 minutos depois...

- Eu sou o coronel Vandung (ou coisa parecida), eu sou amigo do dono daqui, amanhã a senhora está despedida!!! Deixou minha mulher e uma criança de um ano uma hora esperando... Amanhã a senhora está despedida, está me escutando?!?!

Isso tudo, um senhor aos berros, batendo na caixa registradora, bem ao meu lado!!! Não era aos berros, era muito aos berros, não sei nem como descrever o quão alto que ele gritava e nem o quão agressivo ele era! Assustador!!! Chegou segurança, gerente, outros atendentes... Eu via a hora que a senhora do caixa entrava em prantos e ele se virava pra mim e dizia e você, só por estar aqui, vai voltar pra casa, pro seu país... rsrsrs... Surreal a postura deste indivíduo. O pior é que isso deve ser normal, porque depois que conseguiram controlá-lo, tudo voltou ao normal como se nada tivesse acontecido! Impressionante! Confesso que sai do supermercado ontem um tanto quanto chocada!

Se pelo menos essa autoridade toda fosse utilizada para coisas úteis como evitar assaltos e diminuir a marginalidade, aumentando a segurança nas ruas... No sábado houve mais um roubo, neste caso, um assalto... Levaram a bolsa de uma das meninas na saída da noite! Pelo que parece, não estamos tão distantes de Angola, não só por adorarmos filas, mas também por aqueles que “são autoridades” só trabalharem para o seu próprio benefício!

Um comentário:

Nuna Machado disse...

Uau! Acho que fiquei acuada só de ler e imaginar a situação. Achamos que podemos fazer alguma coisa mas na hora...Precisamos colaborar nas pequenas coisas, para que a educação e os conceitos de ética e respeito se aprofundem nos povos. O trabalho é árduo e longo mas precisamos ser como o beija flor fazendo a sua parte e não aceitar, resignado,atitudes como esta da sua estória e outras similares que vivemos em nosso dia a dia.
Se cuida! Bjs