terça-feira, 29 de setembro de 2009

Engraçado como a vida é...

Depois de 21 dias e devendo um post sobre a minha viagem pro Uruguai (que já foi rascunhado algumas vezes, mas ainda não está finalizado) venho hoje escrever aqui mais como uma reflexão...

Tenho duas grandes amigas que estão grávidas, uma delas pode ser que agora esteja dando a luz efetivamente, a outra espera para o início do ano que vem. Ambas esperam por meninos, o Lucas e o Theo e não tenho dúvidas de quão queridos eles serão! A “tia” aqui já está babando antes mesmo de nascerem!!!

Mas isso em si não é novidade. Final da semana passada, a minha bisavó (é tenho uma bisavó viva de 98 anos) levou um tombo e acabou sendo hospitalizada. O que tudo indica e que hoje deve ser confirmado pelos exames é que ela teve um pequeno derrame, em termos técnicos AVC – Acidente Vascular Cerebral. Essa é a novidade atual da minha vida!

Então, no último final de semana, quando fui visitar os meus pais, sai da casa da futura mamãe do Theo direto pro hospital. E é isso que acho engraçado da vida... É essa renovação, é o fim pra uns e o começos pra outros!

Quem tiver lendo, pode nesse momento, achar que estou com uma visão um tanto quanto derrotista em relação a minha bisavó, eu quero dizer que não é isso! Na verdade a amo demais e, de uma forma puramente egoísta, não queria que ela morresse nunca, queria que vivesse para sempre, mas olhando pra ela, velhinha, deitada na cama, com a fala embaralhada, confundindo as pessoas fico pensando se não está na hora dela descansar! Não sei o que vem depois, não sei no que acredito, mas ela, ela tem uma fé inabalável e tenho certeza que quando ela resolver ir, vai estar na paz! É isso mesmo, quando ela resolver ir, porque nunca vi ninguém com tanta vontade de viver como ela!

Aos 92 anos (se não me engano), ela teve um problema sério circulatório que a levou à amputação de uma perna. Quando todo mundo ficou preocupado, sem saber o que fazer, ela teve uma postura tão otimista e tão vivida que me serve de exemplo, de inspiração. Amputou a perna, aprendeu a andar de cadeira de rodas e de andador e, segundo as próprias palavras, nunca imaginou que depois de tanto tempo teve que reaprender a viver! Falou isso no discurso de aniversário e não houve ali que não ficou com os olhos marejados! E olha que tinha muita gente ao redor daquela mesa!

E muita gente, é muita gente mesmo, porque ela é querida por todos! Só de família, descendência direta, tem dois filhos, minha avó e meu tio-avô, sete netos, quatro da minha avó e três do tio-avô, e de bisneto, pela minha avó, somos cinco e sei de pelo menos dois pelo lado do meu tio-avô, ou seja, que eu saiba, somos no total, pelo menos, dezesseis! Dezesseis pessoas da família dela, num range de idades que varia de 80 a 10 anos, se parar pra pensar, só ficou faltando um tataraneto. Faço mea culpa neste caso, sou a bisneta mais velha, mas... Bi, desculpa, não deu!

Além dessa família toda, que sei que ela ama demais, a outra grande paixão, porque é um caso de amor doido, é pelo Flamengo. Inacreditável!!! No domingo, ela confundiu meu pai, falou algumas besteiras, mas sabia que tinha jogo do Flamengo contra o Internacional e fazia questão de assistir na televisão. Assiste a todos os jogos! Quando era mais nova e morava no Rio, ligava para o clube dizendo quem deveria ser demitido e quem deveria ser contratado! No natal, dei uma camisa oficial do Flamengo para ela... Olha, parecia criança! Vestiu assim que ganhou e não tirou mais do corpo! Quando nasci, me vestiram toda com o uniforme do time e até cheguei a torcer por um tempo, mas depois...

Falando de quando eu era pequena... Fui muito mimada quando criança (acho que nunca ninguém percebeu isso ;) ), tinha um exército de gente ajudando na minha criação e a Bi, essa esteve sempre presente! Revezava com uma das minhas avós quem ia me fazer companhia e isso durou até muito tempo depois que a minha irmã nasceu.

A Bi sempre participou da minha vida! Sempre queria saber como eu estava, acompanhou minha ida para Angola, sempre perguntava se eu tinha arranjado um negão (nas palavras dela, assim mesmo) e dizia que rezava para Nossa Senhora Rosa Mística para me proteger. Há alguns meses atrás, quando voltei de Angola e fui visitá-la, ela não me reconheceu inicialmente, isso me abalou muito e tenho certeza, que só por causa desse dia, hoje posso falar tudo que escrevi até agora!

Vivi 27 anos tendo a Bi por perto, só tenho que agradecer por isso e torcer para que, se agora, ela resolver descansar, que esteja na maior paz que possa encontrar! Tenho certeza que sem ela, nunca vou estar!!!

Um grande beijo, Bi!

2 comentários:

bernardo disse...

Sua bisavó é bastante esperta! Pena que a bisneta não seguiu o time! hehehe

Aline disse...

Fê, meu amor, todos aqueles que já tiveram a honra de um minuto na presença da Bi em sua vida com certeza se emocionaram com esse relato de seus sentimentos (e eu me incluo nesse time). Ela é uma mulher sensacional, muito à frente do seu tempo, e se tivesse uma categoria no guiness sobre quem mais sabe sobre o Flamengo, ela certamente ganhava! =)
Beijos!